Cry Brazil: ransomware sequestra PCs de brasileiros

Proteja-se


Cry Brazil é um tipo de ransomware que tem chamado a atenção de pesquisadores de segurança digital. Descoberto este mês pelo MalwareHunterTeam, o vírus está se espalhado pela Internet e tem como alvo, principalmente, usuários brasileiros. Quando instalado, o malware criptografa e “sequestra” os arquivos do computador e troca o papel de parede do Windows com uma mensagem em português pedindo resgate para liberar os documentos.

O software malicioso foi desenvolvido com base no Hidden Tear, um projeto de código aberto usado para ensinar como criar um ransmoware de forma básica. O Cry Brazil tem a mesma proposta do WannaCry, um vírus que atingiu vários países e causou caos em sistemas de empresas públicas e privadas.


Como o Cry Brazil se espalha?

O Cry Brazil traz a mesma proposta do que o WannaCry, porém sua construção leva como base códigos de um já conhecido kit de desenvolvimento. Os criminosos tentam atrair vítimas através de ataques de phishing, ao enviar um documento falso por e-mail. O arquivo simula um PDF, porém traz um executável oculto que instala o vírus no computador.


O que ele pode fazer?

Ao tentar abrir o PDF falso e instalar o ransomware no computador, o software malicioso faz uma varredura para identificar os arquivos na máquina. Em seguida utiliza criptografia para impedir que eles sejam abertos – todos os documentos, entre fotos, vídeos, músicas e textos, são bloqueados e ganham a extensão .crybrazil.

Junto a isso, o software malicioso também consegue alterar o papel de parede do Windows. Ao contrário de outros tipos de ransomware, a imagem não mostra qualquer chave para depositar moedas digitais. Apenas um e-mail de contato aparece no aviso.

Ele também cria um documento “SUA_CHAVE.html” . Ao clicar, o usuário é redirecionado para uma página falsa para fazer o download Adobe Flash Player.


Como se proteger?

Por utilizar códigos já conhecidos, grande parte dos antivírus já conseguem detectar o Cry Brazil e impedir que seja instalado no computador. De acordo com a ferramenta Virus Total, entre os softwares que identificam o Cry Brazil estão AVGAvast e Kaspersky. Veja algumas dicas para se proteger:

  • Manter o sistema e o antivírus atualizados.
  • Não baixar arquivos não solicitados por e-mail.
  • Evitar clicar em links desconhecidos.

Se seu computador já foi afetado e os seus arquivos foram criptografados pelo Cry Brazil, a recomentação é não pagar o resgate. Uma restauração no sistema pode fazer com que eles voltem ao normal.


Você deve estar logado para postar um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support