Meu WhatsApp foi clonado. E agora?

Recuperando o Whats pelo suporte

Pelo Celular

  • Abra o app do WhatsApp no Android ou iOS 
  • Clique no ícone de engrenagem (ou de três pontos, se for o caso)
  • Em seguida, toque na opção “Ajuda” (há alguns smartphones em que será necessário acessar “configurações” antes de aparecer a opção “Ajuda”)
  • Acesse a aba “Fale conosco” para visualizar o formulário de ajuda
  • Em seguida, descreva o problema em detalhes e anexe prints de tela (screenshots) para que o departamento possa ajudar a solucionar o problema.

 

Pelo WhatsApp Web

  • Abra o WhatsApp no navegador
  • Toque no ícone de três pontos, que está localizado na parte superior da tela
  • Em seguida, acesse a opção “Configurações”
  • Clique na opção “Ajuda”, no menu lateral do mensageiro
  • Acesse a opção “Fale conosco” para visualizar a tela com o formulário de ajuda do WhatsApp na web
  • Preencha o formulário com endereço de e-mail e informe o assunto sobre conta clonada, descrevendo o ocorrido de forma detalhada
  • Anexe prints de tela para ajudar a equipe do app a identificar o problema. Após o procedimento, toque em “Enviar”.

Dicas de segurança

    • Tome muito cuidado com informações que são publicadas em redes sociais. Nunca deixe exposto seu número de celular;
    • Não compartilhe seu código de autenticação do WhatsApp;
    • Evite compartilhar dados pessoais em mensagens;
    • Não compartilhe com ninguém que faça contato, em nome do banco, suas senhas de acesso (cartão, transações eletrônicas – Pix, TED etc);
    • Não acesse links suspeitos ou promoções muito tentadoras enviadas por mensagem;
    • Mantenha sempre seu dispositivo com as últimas atualizações de segurança e solução antivírus. Sempre use sistemas operacionais e programas legítimos e baixe aplicativos de lojas oficiais;
    • Lembre-se que o banco não solicita senhas de acesso através de telefone, SMS, WhatsApp, Facebook ou qualquer outro aplicativo de mídia social;
    • Não clique em links recebidos de desconhecidos via e-mail, WhatsApp, redes sociais ou por mensagens de SMS. Códigos de segurança enviados por SMS não devem ser informados a ninguém. Nenhum funcionário irá solicitar esse dado;
    • Não acesse serviços do banco a partir de dispositivos de outras pessoas;
    • Ative a confirmação em duas etapas do aplicativo;
    • Evite baixar ou instalar arquivos que receber por mensagem;
    • Use a biometria facial ou digital para desbloqueio da tela inicial do celular (são mais fortes do que as opções de desbloqueio por desenho ou PIN);
    • Ative o bloqueio temporário de tela com senha;
    • No celular, computador e tablets nunca use a opção “salvar senha” em dispositivos, navegadores, sites e aplicativos;
    • Mantenha firewall ativado e evite utilizar wi-fi público.

Fonte: LifeHacker e Techmundo